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Operador de telemarketing – como se dar bem nesse ramo

Operador de telemarketing – como se dar bem nesse ramo

O operador de telemarketing também muito conhecido como o famoso atendente de call Center, é uma pessoa dedicada apenas para atender clientes dos mais variados segmentos do mercado seja no comércio, indústria e serviços através do atendimento via telefone, e-mail ou até mesmo através do chat.

Atendente de Telemarketing – O que é preciso para se destacar

Ser um operador de telemarketing não é nada fácil e requer algumas habilidades especiais, nem todas as pessoas possuem um perfil para seguir a profissão, o primeiro requisito é ensino médio completo, um bom operador de telemarketing é bastante comunicativo, consegue se comunicar com clareza e lidar de maneira bem articulada com o público, é extremamente importante que o profissional saiba se comunicar de maneira correta, utilizando um português impecável, pois no momento do atendimento telefônico você estará representando uma empresa.

Saber ouvir é uma das habilidades essenciais e importantes de um operador de telemarketing, pois dessa forma, você conseguirá ajudar o seu cliente, falar com clientes nervosos com problemas, extremamente estressados será parte do seu dia a dia, por isso mantenha sempre a calma e tente reverter a situação, além de todos esses aspectos e habilidades profissionais o operador de telemarketing precisa se bom em informática, pois enquanto ele fala com o cliente ele precisará acessar o computador em busca de informações a fim de ajudar ou até mesmo vender um produto para o seu cliente.

É importante também se bem rápido, pois muitas das vezes você vai se avaliado por seu tempo médio de atendimento, por isso, algumas empresas hoje dependendo da modalidade do produto optam em contratar mão de obra com experiência em atendimento ao público.

Hoje existem duas modalidades de atendimento através do telemarketing, ativo e receptivo.

Tipos de Telemarketing: Ativo e Receptivo

No atendimento ativo o operador na maioria das vezes e designado a cobrança ou venda de produtos e serviços, onde o mesmo entra em contato com o cliente, em alguns casos o telemarketing ativo é usado para o acompanhamento de vendas.

Já no atendimento receptivo, o operador atende o cliente a fim de esclarecer dúvidas, problemas sobre o serviço o produto adquirido, neste caso o operador receber a ligação, registra sugestões, informações, elogios e reclamações.

Mais afinal, o que faz um operador de telemarketing?

O operador de telemarketing é uma das profissões presente em nosso cotidiano, é um profissional que trabalha prestando serviço de atendimento em um call center, na realidade são pessoas fazendo ligações seja na modalidade receptiva ou ativa, afim de prestar ou vender um serviço, serviço este que pode ser venda de telefone, produtos bancários ou até mesmo instalação ou cobrança de TV a cabo.

A função do operador de telemarketing pode incluir a resolução de problemas, venda de produtos, atendimento enquanto a serviços, divulgação de planos e registro de reclamações.

Além das atividades citadas anteriormente o operador de telemarketing também faz, registro no sistema, pois toda a empresa tem um banco de dados, que é alimentado de informações esclarecidas e ouvidas por estes profissionais.

Como funciona um Call Center?

O call Center é o segundo lar de um operador de telemarketing, é um local na maioria das vezes bem animado, onde costuma ter computadores em diversas bancadas, cada funcionário possui o seu lugar, é sempre um computador é um telefone para que ele possa realizar as suas ligações em busca de atendimento, o computador é para consultar as informações e alimentar o banco de dados da empresa.

Os centros de Call Center geralmente são bem barulhentos, pois costumam ter muitas pessoas falando ao mesmo tempo, os operadores de telemarketing passam a maior parte de sua jornada de trabalho sentado, onde suas pausas são controladas com horário pré-determinado, já a carga horária de trabalho do operador de telemarketing pode variar dependendo da modalidade, onde pode se de meio período ou em período integral.

Apesar de bastante complexo, muitas empresas fornecem oportunidades para jovens e pessoas que buscam ingressar na área ou até mesmo conseguir o primeiro emprego, a área de atendimento ao público pode render muito dinheiro se você tiver perfil para o ativo de vendas, quanto mais você vender, maior é a sua comissão, e maior será seu rendimento, além disso, a profissão possibilita que a pessoa continue estudando por se uma jornada de meio período de trabalho.

 

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