Home recolocação profissionalDicas para voltar ao mercado de trabalho
Dicas para voltar ao mercado de trabalho

Dicas para voltar ao mercado de trabalho

Dicas para voltar ao mercado de trabalho

 

Diversos são os motivos que levam um profissional a se afastar do mercado de trabalho ou de sua área de atuação. Mulheres param de trabalhar para cuidar do filho pequeno, profissionais que exercem atividades rotineiras tentam novas profissões, outros querem experimentar novas áreas por estarem muito tempo na mesma função. No entanto, nem sempre os objetivos são alcançados e é necessário retornar ao ponto de partida.

A recolocação profissional pode ser complicada por várias razões. Uma das razões esta relacionada com a desatualização, quanto aos conhecimentos da área, e o fator idade “madura“ dificultam o retorno do profissional, o mercado é ingrato com aqueles que passam dos 45 anos. A demora para se ambientar ao ritmo de trabalho também pode ocasionar demissão do empregado.

O primeiro passo para retomar a carreira é fazer uma análise da área de interesse e procurar atualizar os conhecimentos necessários. Se atualizar na parte de informática, principalmente nas ferramentas que são mais utilizadas em sua área de atuação e cursos de idiomas é essencial. Uma realidade ingrata é que raramente a profissional consegue retornar ao mercado de trabalho com o mesmo salário que saiu.

Um currículo bem feito será necessário para essa nova etapa

O passo seguinte para quem deseja retomar o mercado de trabalho é entender que o currículo pode ser um dos seus maiores diferenciais. E não estamos falando de colocar florzinhas ou folhas coloridas, o que deve chamar a atenção são as informações que você pode passar sobre sua experiência profissional, cursos que já fez, caso tenha feito alguma diferença extra na empresa pode acrescentar no currículo se for relevante.

Procure ser sucinta na elaboração de seu curriculo, seja breve mas, sem deixar de colocar informações importantes. Esse será a primeira impressão que o recrutamento terá de você e pode ser um ponto muito positivo para a vaga de emprego.

Segundo uma pesquisa informada pelo G1, cerca de 15% dos candidatos em um processo seletivo são descartados por terem currículos incorretos.

Objetivo profissional é muito importante

Ao final dele, você pode inserir o seu Objetivo Profissional, Você deve estar com os pés no chão quando falar ou apontar em seu currículo os seus objetivos, eles são importantes e seu currículo deve estar de acordo com a vaga desejada e suas experiências profissionais, pois não adianta você se candidatar a uma vaga de consultoria se sua experiência e formação for para atendente.

Para você alcançar notoriedade e se destacar no mercado de trabalho, precisa ter seus objetivos profissionais bem definidos. Ele irá auxiliar a Área de Recrutamento a identificar suas expectativas, avaliando assim se elas estão alinhadas com o que a empresa necessita.

Indicação para voltar a trabalhar

Indicações pode ser a chave para uma recolocação profissional, você pode deixar claro ao seu círculo de amigos e familiares que você está disposta a voltar ao mercado de trabalho.

Não feche as portas para oportunidades como vagas temporárias, essa pode ser a porta de entrada para a empresa, podendo ser efetivada no futuro, e caso não ocorra, irá no mínimo agregar valores e experiência a seu currículo.

A experiência no ramo pode ser o diferencial que você tem e que um candidato ao primeiro emprego pode não ter. Deixe isto claro e coloque em destaque no seu currículo e entrevistas.

Além da preparação técnica, o profissional deve estar psicologicamente preparado para enfrentar negativas. Para a retomada ao mercado de trabalho o mais importante é ter persistência, porque não é nada fácil conseguir se recolocar quando se está um tempo fora. É preciso ter a compreensão desta dificuldade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *