Home UncategorizedDicas para escolher o nome ideal para sua empresa
Dicas para escolher o nome ideal para sua empresa

Dicas para escolher o nome ideal para sua empresa

Dicas para escolher o nome ideal para sua empresa

Escolher um nome que vai dar a identidade da sua empresa e da sua marca não é uma tarefa fácil, não é mesmo?

O processo é intenso, exige pesquisa, horas e horas de discussão, muitas reuniões e dias e noites pensando. Afinal, é aquele nome que você vai usar definitivamente.

É por ele que seus clientes e o mercado vão te reconhecer. Por tudo isso, certamente você deseja que esse nome seja o melhor.

No blog post de hoje vou te ajudar nessa escolha, daremos dicas valiosas para você fazer corretamente o processo de naming (prática de desenvolver nomes de marcas para corporações, produtos e serviços) e chegar a melhor escolha. Por isso continue conosco até o fim!!

naming

Faça uma investigação minuciosa

O processo do naming começa com uma investigação minuciosa que contempla vários aspectos da sua empresa. Para começar, o empresário deve considerar a história da empresa, qual a missão e os valores que ela possui. Assim, o nome terá uma relação verdadeira com a essência da corporação.

Além disso, é importante considerar os fatores culturais e geográficos do mercado que a empresa está inserida, pois desse modo o nome estará adequado ao contexto de mercado.

O público-alvo também precisa ser pesquisado. Afinal, o nome da empresa precisa fazer sentido para o seu público identificar-se com seu negócio. Outro fator a ser investigado é a concorrência. É importante que o nome da sua empresa não seja semelhante ao dos concorrentes e que, de preferência, se destaque entre todos eles.

O especialista e autoridade em naming, fundador da GlobalBrands, Roberto Martins, que hoje cobra cerca de 50 mil dólares para escolher um nome corporativo, explica que: “O nome da empresa deve remeter à sua atividade principal e, ao mesmo tempo, diferenciá-la dos concorrentes que atuam no mesmo ramo”.

Junte uma equipe e faça um bom brainstorming

O brainstorming (uma expressão que vem do inglês e quer dizer “tempestade cerebral”), segundo o site significado.br, é uma dinâmica realizada em grupo que tem como objetivo: resolver problemas específicos, para criar novos insights ou projetos, juntar informações e estimular os pensamentos criativos.

Durante o processo de brainstorming, todos os envolvidos devem dar suas ideias e para que ele funcione bem e dê um ótimo resultado, você deve seguir algumas regras:

  • É proibido criticar ou debater as ideias, elas apenas devem “chover” livremente, julgamentos causam inibições;
  • Quanto maior for o número de insights, melhor, nenhum insight deve ser ignorada, todos são válidos;
  • Todo mundo deve ter a oportunidade de expor suas ideias e devem falar livremente.

Portanto, deixe a equipe soltar a imaginação nada se julga no brainstorming, tudo é aceito, a filtragem é um passo posterior.

Faça uma filtragem: escolha os top 10 da sua lista

Após o processo de brainstorming, faça uma filtragem e selecione 10 nomes que mais agradam a todos, ou seja, os “top 10”. Para a seleção, siga as seguintes dicas:

  • Os melhores nomes são curtos, fáceis de memorizar e pronunciar. Evite nomes muito longos ou complexos, que possam acabar confundindo seus clientes;
  • Evite nomes que tenham uma conotação negativa e/ou pejorativa;
  • Evite prefixos ou sufixos clichês como “tel” e “dig”;
  • Tome cuidado com as siglas, elas podem ser uma grande armadilha;
  • Os melhores nomes têm pronúncia e grafia fáceis.

Sondagem: considere a opinião do seu público alvo e chegue a uma lista dos top 3

Os nomes da lista “top 10” devem ser apresentados ao público-alvo, ou seja, seus futuros clientes. Se possível, por meio de uma pesquisa com formulário e resultados mensuráveis. Após essa pesquisa, você deve chegar a uma lista dos “top 3”, você deve escolher os nomes que mais agradam ao público e à sua equipe.

Depois de fazer sua lista com os 3 nomes preferidos, consulte a disponibilidade de registro desses nomes tanto no INPI quanto no site registro.br. Se todos estiverem disponíveis, escolha o preferido entre os três.

Faça o registro legal

Depois de tanto trabalho, você não quer perder o direito de usar o nome escolhido, não é mesmo? Nomes de marcas são bens econômicos valiosos e devem ser criados e protegidos cuidadosamente por seus proprietários. 

O processo de naming termina justamente quando se inicia o processo de registro de marcas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *