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Como organizar sua rotina enquanto procura emprego

Como organizar sua rotina enquanto procura emprego

Na busca por emprego, muitas pessoas se candidatam a um grande número de vagas de uma só vez e acabam perdendo-se em meio a tantos processos. Muitas inscrições significam diferentes versões de um currículo, cartas de apresentação personalizadas e muitas pessoas para entrar em contato, mas como organizar tudo isso em sua rotina?

Se você não se organizar com cuidado, pode atrapalhar e cometer erros, como confundir nomes de empresas e seus recrutadores, perder datas de entrevistas ou esquecer de voltar a ter contato com pessoas importantes durante o processo.

Portanto, criamos um guia para ajudá-lo a se organizar durante a procura de emprego:

Comece com seus objetivos de carreira

A vontade de se inscrever impulsivamente em várias ocasiões é grande, mas é importante dar um passo para trás e analisar previamente, de uma perspectiva macro, quais são seus objetivos de carreira e as direções que você pretende seguir.

Como você deseja conquistar a melhor oportunidade se ainda não decidiu qual caminho seguir? Reflita sobre o assunto para saber quais vagas podem ajudá-lo nessa faixa. Para facilitar as coisas, você pode orientar seus pensamentos com as seguintes perguntas, sempre pensando em onde você quer ir:

Qual seria o melhor setor ou mercado para sua próxima oportunidade?
– Quais são as atividades que você deve praticar diariamente para chegar lá?
– Existem empresas específicas que o ajudarão a aproveitar sua carreira?

Certifique-se de incluir em suas reflexões sua vida pessoal, abordando aspectos financeiros, familiares, educacionais e seus próprios valores. E lembre-se: o trabalho ideal é aquele que se encaixa na sua vida.

Definir uma linha do tempo

O primeiro passo para criar sua agenda é identificar um tempo livre em sua rotina para dedicar à procura de emprego. Esta é uma tarefa que realmente irá consumir o tempo do seu dia, por isso certifique-se de ter um período livre para se concentrar totalmente nele.

Comece então a organizar as tarefas que irão ajudá-lo na busca por emprego e que precisam ser feitas o mais rápido possível, como atualizar seus perfis nas redes sociais e nos sites de recrutamento e analisar seu currículo para encontrar oportunidades de melhoria. O ideal é fazê-lo nos primeiros dias.

Com seus perfis e currículos otimizados, é hora de começar sua pesquisa. Enviar emails e procurar oportunidades pode ser cansativo e estressante. Portanto, mantenha o foco e tente reservar alguns intervalos entre uma pesquisa e outra.

Uma vez que você tenha alcançado progresso nos processos seletivos, será o momento de se organizar para não perder nenhum prazo para o envio de informações, entrevistas e retornos de contato.

Monitore cada vaga inscrita

Lembre-se do problema de se inscrever para muitas vagas? Volume não significa necessariamente qualidade. Além de muitas inscrições você acaba sendo insignificante (perdendo tempo fazendo testes online e preenchendo informações), isso vai incomodá-lo quando se trata de monitorar as vagas que você já cadastrou.

A ideia aqui é estar ciente dos processos seletivos em que você está participando, o que também ajuda a identificar o melhor momento para voltar a ter contato com o recrutador e saber como estão as coisas.

Crie uma planilha simples com as seguintes informações para cada vaga solicitada: nome da empresa, contatos do recrutador (e-mail e telefone), data de inscrição, prazos e entrevistas, data de rastreamento (retorno de contato) e status no processo de seleção (rejeitado, aguardando resposta, entrevista marcada). Assim, você pode acompanhar cada processo e entrar em contato com a empresa no momento certo.

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